Ciranda de Livro traz inovação para as estratégias didáticas em sala de aula

Redatora da BNCC, com longos anos de carreira e atuação em consultoria educacional, Andréa Patapoff é uma referência no Brasil quando o assunto é Educação Infantil; encantada com a Ciranda de Livro, ela aponta porque a iniciativa é tão importante para o desenvolvimento e o protagonismo dos alunos

É inegável a busca de nossa sociedade por uma formação que rompa com a visão de acumulação de informações. Hoje, preparar o estudante para resolver problemas, ter autonomia na tomada de decisões e proatividade são necessidades que estão no centro do processo educativo. 

Nesse contexto, nasceu a plataforma pedagógica digital Ciranda de Livro, a mais nova solução da School Picture e grande aliada das instituições de ensino já inseridas no desafio de adaptar suas práticas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), recente marco na Educação Básica que determina parte expressiva das habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo da trajetória escolar.

Através da Ciranda de Livro, as escolas recebem um conteúdo desenvolvido por uma equipe de pedagogos e consultores de literatura com grande experiência em sala de aula para que os alunos criem seus próprios livros e se transformem em autores. Depois de prontas, as edições podem ser lançadas em encadernações dignas de obras-primas, com direito até à sessão de autógrafos.

O grande diferencial da iniciativa é a forma lúdica, envolvente e simplificada pela qual o processo é conduzido. É isso o que garante o alinhamento da atividade às 10 competências gerais apresentadas na BNCC. Em outras palavras, a Ciranda de Livro transcende o conteúdo mínimo a ser ensinado. É uma aprendizagem abrangente, que possibilita o uso do conhecimento em diversas situações, o mesmo enfoque que tem norteado reformas curriculares em diversos países. 

Assista ao vídeo e entenda como funciona a Ciranda de Livro

A Profª Drª Andréa Patapoff Dal Coleto, pedagoga com mestrado e doutorado pela UNICAMP e redatora da BNCC da Educação Infantil, reconhece que a Ciranda de Livro dialoga diretamente com a Base.

“Trata-se de uma inovação porque traz a possibilidade de transformar objetos de conhecimento em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes. O aluno pode gerir a construção de seu texto a partir de suas próprias ideias e convicções, favorecendo a articulação da aprendizagem das múltiplas linguagens com as práticas de leitura, a produção escrita e a oralidade”, avalia ela.

O aluno como protagonista

Nesse momento de quebra de paradigmas da educação, um estudante mais participativo e engajado no seu próprio desenvolvimento faz toda a diferença. É por isso que o protagonismo do aluno tem se tornado uma tendência no meio escolar. Em vez de uma estrutura passiva de aprendizagem, restrita a copiar a matéria da lousa, o que se propõe é o envolvimento do aluno nas decisões que o afetam, estimulando seu pensamento crítico e sua capacidade de entender o ambiente em que está inserido.

Essa é outra característica apontada por Andréa na Ciranda de Livro. “O aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem, o que o sensibiliza para a ética e o pensamento crítico em um mundo sedento de solidariedade e sociabilidade”, avalia.  

A especialista alerta para o fato de que convivemos com uma geração marcada por um permanente estado de mudança, com intensa transitoriedade de informações e, por isso, o centro das atenções deve ser o sujeito que aprende, a despeito da diversidade dos elementos envolvidos nesse processo.

Confira trecho da entrevista com Andréa Patapoff

Plano literário apoia o professor

Enxergar o aluno como protagonista e dar a ele a capacidade de enfrentar os desafios do mundo moderno é, sem dúvida, uma novidade também para o professor. Mais do que nunca, cabe a ele tornar a sala de aula um ambiente participativo, no qual todos têm espaço para colocar ideias e discutir cenários. E proporcionar a atmosfera ideal para esse novo contexto da educação é um objetivo que a Ciranda de Livro não poderia deixar de lado. Por isso, oferece planos literários que permitem ao professor guiar os estudantes no desenrolar da atividade, estimulando suas descobertas.

Na avaliação de Andréa, esses planos estão claramente interligados com as competências socioemocionais necessárias para as reflexões de uma sociedade que clama pela resolução de problemas complexos e onde os estudantes estão inseridos.

“Esse apoio pedagógico proporciona ao educador uma maior compreensão de todo o processo e permite que ele consiga afetar seus alunos para um trabalho dinâmico e motivador na busca de uma aprendizagem significativa”, conclui a pedagoga.

Além dos muros da escola

Hoje em dia, é impossível imaginar qualquer projeto de inovação da educação que não passe pela atuação da família. Por mais que os tempos tenham mudado, a relação afetiva dos filhos com os pais continua sendo essencial para a formação de adultos autônomos, capazes de contribuir positivamente com a sociedade. E é nesse ponto que os interesses da família se cruzam com os da escola, com aprendizagens que podem se complementar mutuamente.

Para Andréa, a participação ativa das famílias também se destaca como importante ingrediente da Cirande de Livro.

“Os pais colaboram com a experiência dos seus filhos envolvendo-se nas pesquisas, nas práticas de leitura, literatura e escrita, além de apreciarem o resultado do processo. É uma cultura leitora que ultrapassa os muros da escola”, afirma ela.

A ferramenta certa

Mesmo com os avanços sem precedentes que a evolução tecnológica trouxe e continuará trazendo para o ambiente escolar, a criatividade nas atividades realizadas em sala de aula será sempre indispensável para que a educação caminhe de mãos dadas com os desafios da sociedade contemporânea.

A Ciranda do Livro acredita no poder transformador desta nova abordagem educacional. É a ferramenta certa para que escola, professores, alunos e familiares se unam em torno da complexa tarefa de repensar o modelo de ensino e enxergar nele novas oportunidades de preparar o aluno para a vida.

Para alcançar essa meta, é essencial adaptar-se às novas possibilidades. E o convite da Ciranda de Livro é exatamente esse: que ninguém fique fora dessa virada da Educação Básica para as próximas décadas.

Sabemos que o ensino é uma das áreas que mais se relacionam com o futuro. Ele forma as pessoas que construirão o mundo amanhã. Portanto, inová-lo agora pode ser a grande chance de deixarmos para as novas gerações condições de fazer escolhas pessoais mais acertadas, cuidar melhor do planeta e das suas populações.

Por que tamanha revolução não poderia começar pelas páginas de um livro escrito em sala de aula?

Fica o convite para você conhecer mais sobre esse projeto encantador. Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma ou fale com um de nossos especialistas. Acesse também nossos canais no Facebook, Instagram e Youtube para acompanhar o que outros colégios que já aderiram à Ciranda estão falando de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.