5 passos para tornar o evento de autógrafos inesquecível

Entenda porque esse momento é tão importante para os alunos e familiares e confira dicas para a realização de um evento bem-sucedido

Não há nada mais inspirador do que ver os alunos se empenharem em algo tão criativo e construtivo quanto um projeto em sala de aula. E poucos projetos são tão gratificantes ou divertidos quanto escrever um livro.

Incentivar os alunos a não apenas escrever, mas também publicar seus próprios livros, oferece a eles uma oportunidade única de aprender, crescer e explorar os limites de seu próprio potencial. Na Ciranda de Livro, acreditamos que todo aluno merece essa oportunidade.

Os alunos escreveram seus livros e concluíram o trabalho de produzi-los. Agora, é hora de divulgá-los ao mundo. Em outras palavras, é hora de um evento de autógrafos!

Quando seus livros chegarem, preparem os alunos para a festa! Os livros publicados deles serão lembranças valiosas nos próximos anos. Professor, prepare sua câmera e capture os sorrisos de seus pequenos autores. Seja no pátio da escola ou num salão emprestado, existem milhões de maneiras de comemorar!

Organizar a festa de lançamento dos livros é sem dúvida a melhor parte da publicação de uma obra. O aluno finalmente compartilha o trabalho realizado em sala de aula e desfruta do reconhecimento de seus amigos e familiares.

Mas é preciso planejar o evento de autógrafos para torná-lo um sucesso. Antes de organizar sua festa de lançamento dos livros, leia estes 5 passos para garantir que todos aproveitarão ao máximo o evento.

1. Encontre o local certo

Considere a localização ideal, número de convidados e atmosfera que você deseja criar. Alguns gestores gostam da intimidade e acessibilidade que sua própria escola oferece, podendo utilizar o espaço do pátio ou anfiteatro, por exemplo.

Outros preferem mais espaço e podem organizar seus lançamentos em livrarias ou espaços alugados. Procure na internet lugares que já hospedaram lançamentos de livros, se precisar de inspiração.

2. Convide a todos os familiares

O lançamento do livro é uma oportunidade única de demonstrar o resultado do trabalho realizado em sala de aula para os pais. Até os familiares mais distantes podem aparecer na intenção de adquirir um livro e depois contar a todos os seus amigos. Por isso, utilize suas listas de e-mail para fazer o convite aos pais, estendendo para os seguidores do Facebook e Instagram do colégio.

3. Use as mídias sociais

Falando em redes sociais, faça um evento no Facebook para o lançamento do livro e adicione todos os seus seguidores. A escola também poderá fazer um tweet com a hora e o local do evento, com uma foto do local. Também é possível fazer um vídeo atraente promovendo o evento para publicar no YouTube e chamar a atenção para o lançamento. Tente postar nas duas semanas anteriores ao evento para lembrar seus seguidores.

4. Forneça petiscos e refrescos

Se o seu local não tiver um serviço de comida ou bebida, forneça o seu. Os refrescos, como água saborizada e sucos, ajudam a manter o público presente por mais tempo. Se possível, encomende alguns salgadinhos também para acompanhar.

5. Enfeite o local e promova atrações

Utilize o kit gratuito da Ciranda de Livro para enfeitar o local. Você pode contar com porta-livros ecológicos, enfeites de mesa e pôsteres. Outra coisa a se fazer é pensar em atrações diversas que possam manter os familiares entretidos, enquanto os alunos estão assinando os livros.

Uma apresentação de dança dos próprios estudantes não é nada mal! Também pode ser uma apresentação de slides ou vídeo que capture a atenção. Qualquer coisa que ajude seus convidados a se lembrarem com emoção desse momento, depois que eles saírem, é de grande importância.

Vale lembrar de pequenos detalhes, por exemplo, como serão as canetas que os alunos irão assinar os livros? É possível personalizar as próprias canetas com materiais diversos. Que tal cada aluno personalizar a sua?

E não se esqueça de compartilhar o evento através de imagens nas redes sociais. Compartilhe conosco usando #cirandadelivro e #meuautorfavorito

Agora que você viu os 5 passos para o evento de autógrafos, entenda as principais razões de publicar os livros.

# 1: A publicação concede aos alunos uma compreensão mais profunda da palavra escrita.

Ao publicar um livro, seus alunos se lembrarão das escolhas que fizeram ao contar suas histórias e serão capazes de comparar e contrastar suas próprias estratégias de escrita com as de outros alunos – e até mesmo de outros autores. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a compreensão de leitura e a escrita, contribuindo para discussões mais interessantes em classe!

# 2: A publicação motiva os alunos a aprender e desenvolver habilidades valiosas do mundo real.

Obviamente, há mais em um projeto pedagógico do que apenas boas práticas de leitura e escrita. Durante o processo de escrever os livros juntos em classe, seus alunos aprenderão como se comunicar de maneira mais eficaz como parte do contexto.

Sem contar o tema escolhido para ilustrar a história, que vem sempre coroar um aprendizado socioemocional, um valor em relação à cidadania ou convivência em sociedade ou, ainda, o respeito à natureza. Lições para a vida! 

# 3: Publicar o livro de seus alunos é inspirador e empoderador.

Uma das coisas que torna um projeto de livro tão especial é o entusiasmo e a confiança, inspirando crianças. Escrever o seu próprio livro já é empolgante o suficiente, mas saber que ele será impresso em alta qualidade, terá aspecto de um livro de livraria e poderá ser disponibilizado para outras pessoas lerem, é algo poderoso!

A perspectiva de ter um livro publicado motiva os alunos a darem o melhor de si devido ao público mais amplo que alcançará. Melhor ainda, mostra a eles que eles também têm o poder não apenas de consumir, mas de criar – para serem autores de suas próprias histórias. É uma experiência emocionante, que eles não esquecerão – porque sempre terão um livro bonito em uma prateleira de casa esperando para lembrá-los.

# 4: Aprender o fazer bem feito

A publicação não é apenas um meio para atingir um fim. É um processo, uma jornada que começa com o projeto pedagógico e os primeiros rascunhos e leva à publicação e celebração do evento de autógrafos. Mas não termina aí. As memórias que seus alunos fazem e as lições que aprenderam em sua jornada permanecerão com eles muito depois do dia do evento de autógrafos! É para a vida toda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.