É de pequeno que nascem os grandes autores?

Aproveitando que dia 25 de julho é o Dia Nacional do Escritor, conheça como grandes autores da literatura infantil brasileira tiveram seu primeiro contato com os livros e como desenvolveram seu talento literário

Como nascem os grandes escritores? Você já pensou nisso? Será que desde a infância eles tiveram contato com a literatura e logo se identificaram com a escrita? Pois é! Muitos autores nacionais da literatura infantil, reconhecidos pela sua obra grandiosa, foram desde cedo apresentados ao prazer da leitura e da escrita.

Alguns deles se encantaram com os livros através da família, outros através da escola. De qualquer forma, é de pequeno que um escritor pode vir a se tornar um grande autor. E, aproveitando que no mês de julho comemoramos o Dia Nacional do Escritor (25/07), que tal saber um pouco mais sobre os nossos autores nacionais preferidos e de como nasceu o interesse pela literatura neles?

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é um autor muito reconhecido pelo trabalho na literatura infantil. Entre as obras de maior sucesso do escritor brasileiro estão: “O Picapau Amarelo”, “Reinações de Narizinho” e “Caçadas de Pedrinho”. O Sítio do Picapau Amarelo, cenário para as aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília, deu nome ao programa televisivo que adaptou obras do autor.

O pai da Emília e do famoso Sítio do Picapau Amarelo desenvolveu desde cedo o amor pela literatura. Nascido na cidade paulista de Taubaté, em 1882, começou a ler livros com apenas sete anos, incentivado por seu avô, o Visconde de Tremembé.

Seu avô possuía uma biblioteca imensa em sua casa e o pequeno Lobato leu tudo o que havia para crianças em Língua Portuguesa. Não é à toa que, já nos primeiros anos de escola, Monteiro Lobato escrevia pequenos contos para os jornalzinhos dos colégios que frequentou.

Porém, foi somente em 1920 que o escritor lançou seu primeiro livro infantil: “A Menina de Narizinho Arrebitado” e daí não parou mais! A história infantil fez sucesso, chegou a virar radionovela e Lobato continuou a produção para as crianças que lhe rendeu muito prestígio.

Ruth Rocha

A autora famosa por livros infantis, como “Marcelo, marmelo, martelo” e tantos outros, também foi leitora dos livros de Monteiro Lobato. Ruth Rocha, nascida em São Paulo, em 1931, ouviu da mãe as primeiras histórias. Depois, foi a vez de seu avô maravilhar a cabeça da neta com os contos clássicos dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de Charles Perrault.

Mas, foi a leitura de “As reinações de Narizinho e Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, que escancarou de vez as portas da literatura para ela. Aos 13 anos, escreveu um trabalho sobre “A cidade e as serras”, de Eça de Queirós, que ajudou a acentuar, e muito, sua paixão pelo universo ficcional.

Seu primeiro livro infantil foi publicado em 1976 e chama-se “Palavras, muitas palavras”. Sem dúvidas, é reconhecida como uma das principais autoras infantis do nosso país.

Cecília Meireles

A grande poetisa e professora Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes escritoras do Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, em 1901, foi criada pela avó, já que ficou órfã de pais muito cedo. Assim que terminou o curso primário, recebeu medalha de ouro das mãos do poeta brasileiro Olavo Bilac, por sua dedicação aos estudos.

Seu talento para a escrita já despontou aos 18 anos, com a publicação do livro “Espectros”, trazendo 17 sonetos de temas históricos. Em 1927 lançou o livro “Criança, Meu Amor” de prosa poética, indicado para leitura nas escolas. Cecília Meireles foi a primeira mulher que conquistou destaque e prestígio na literatura brasileira, publicando mais de 50 obras ao longo da sua vida.

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é conhecida por diversas obras, entre as mais lidas está “Bisa Bia, Bisa Bel”. Ela nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, em 1941. Desde criança era apaixonada por histórias que ouvia de seus pais e de sua avó. Quando aprendeu a ler, antes dos cinco anos de idade, tornou-se uma leitora assídua.

Em 1977, Ana Maria Machado publicou seu primeiro livro infantil “Bento que Bento é o Frade” (nome da brincadeira também conhecida como Boca de Forno). Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio João de Barro com o livro “História Meio ao Contrário”. Com o sucesso das obras, não parou mais de escrever.

Vinícius de Moraes

Todo mundo conhece as belas canções compostas por Vinícius de Moraes e sua Bossa Nova, mas seu talento para a escrita começou bem antes que o criador da Bossa Nova se tornasse adulto. Nascido no Rio de Janeiro, em 1913, começou a escrever poemas aos nove anos de idade. Com 15 anos, compôs suas primeiras canções.

Vinicius também ficou conhecido por seus poemas infantis. Os poemas da obra “A Arca de Noé”, por exemplo,viraram disco totalmente voltado para crianças no início dos anos 80.

Próximos grandes escritores

Talvez ser um grande escritor seja o sonho de muitas crianças, mesmo quando ainda mal tenham idade para rabiscar. Através dos exemplos desses grandes autores da literatura nacional, pretendemos mostrar como o contato com os livros na infância pode aflorar verdadeiros talentos em sala de aula.

Ciranda de Livro, plataforma pedagógica que promove o estímulo nos estudantes em criarem seus próprios livros, busca incentivar o hábito da escrita e da leitura nos pequenos. Isso para que, no futuro, possam decidir o que querem ser. Um grande escritor ou autora famosa, talvez, quem sabe?

O mais importante é dar ferramentas para que os alunos possam desenvolver diversas habilidades de aprendizado, incluindo as preconizadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os 4 pilares da Unesco, com os quais o programa está alinhado.

Agora, Ciranda de Livro também possui a versão Ciranda em Casa. Ela permite que os próprios alunos possam administrar a ferramenta de maneira prática e intuitiva. Tudo isso, sob a tutela do professor, que poderá acontecer de maneira  100% on-line, por meio de lives,  videoaulas, podcasts e orientação via aplicativo de comunicação escolar.

Quem sabe a sua sala de aula guarda um futuro autor de muito sucesso? Saiba mais através do site Ciranda de Livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.