Quais os desafios da aprendizagem no mundo digital?

Especialistas falam sobre o presente e o futuro da educação mediada pela tecnologia

Preparar alunos para o trabalho, a cidadania e a vida já é uma tarefa complexa nos dias de hoje. Imagine no futuro, com a chegada de novas tecnologias, globalização, migração, competição internacional, mercados em mudança e desafios ambientais  e políticos transnacionais? Tudo isso junto impulsiona a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para que os alunos sobrevivam e tenham sucesso.

Educadores, governos, empregadores e pesquisadores referem-se a essas habilidades como habilidades do século 21. São habilidades de pensamento de ordem superior, resultados de aprendizagem mais profunda, pensamento complexo e habilidades de comunicação. E, para chegar até elas, a jornada do estudante passa por um caminho permeado pela inovação.

“A educação se torna ainda mais importante para o desenvolvimento da próxima geração de inovadores e pensadores criativos”, diz Ronaldo Oliveira, Channel Manager na Amazon Web Services. Ele apresentou palestra durante o painel “Inovações Disruptivas Educacionais: Educação a Distância X Educação Interativa Digital”, no Geduc 2020.

Oliveira citou alguns exemplos de como os alunos e os pais estão mudando o segmento educacional e buscando inovação ao redor do mundo:

Robôs na sala de aulaas escolas sul-coreanas experimentaram professores robôs. Isso torna as aulas mais interessantes e divertidas para as crianças e permite que professores de qualquer lugar do mundo estejam “presentes” na sala de aula.

Tecnologia móvelsmartphones e outros dispositivos móveis são cada vez mais usados na educação. Os aplicativos móveis permitem que os professores realizem pesquisas digitais, aprimorem as habilidades verbais e de apresentação e incorporem as habilidades tecnológicas com as principais lições de competência.

Aprendizado em 3Das crianças gostam de jogos e filmes em 3D. Então, por que não usar essa tecnologia para ajudá-los a aprender? A GEMS Modern Academy em Dubai fornece aos alunos um laboratório 3D que oferece apresentações interativas em multimídia.

Assistência a alunos com necessidades especiaisA tecnologia de assistência é especialmente útil para alunos com dificuldades de aprendizagem. Por exemplo, o software de ortografia fonética ajuda os alunos disléxicos e outras pessoas com problemas de leitura a converter as palavras na ortografia correta.

“O mundo mudou e a instituição escolar precisa mudar também. O segmento educacional não pode ser mais lento. Tem que ser para ontem”, ressalta Oliveira.

Sistemas híbridos

A crise do coronavírus nos fez refletir sobre a forma como conduzimos a educação. A reflexão é por quanto tempo ainda temos que organizar os projetos em ensino presencial e ensino a distância e se essa é a oportunidade para desenvolvermos de vez sistemas híbridos?

Para o diretor executivo de EAD na PUC-PR, Fabrício Lazilha, ainda não está claro o que são propostas híbridas. “Devemos ter uma aceleração ou ao menos um discurso direcionado a modelos híbridos. O desafio é como fazer isso”, afirma.

Lazilha, que também se apresentou no Geduc 2020, lembra que antes, os estudantes tomavam nota do que o professor falava.“Agora e no futuro, os estudantes devem realizar atividades que vão além de ouvir o professor. Essas atividades devem estar relacionadas aos conceitos, materiais ou objetivos da aula”, lembra.

Num passado recente, a motivação do professor determinava, direcionava e sustentava a aprendizagem. Daqui para frente, é a motivação do estudante que determina, direciona e sustenta a aprendizagem.

Aulas expositivas e a didática do professor aumentam a qualidade da aula? Sim, mas hoje e no futuro, a prática direcionada a objetivos e feedback são os princípios que aumentam a qualidade da aprendizagem. “Passamos pelo tempo em que importava o que e quanto se sabia, e agora ao que se sabe fazer. Olhando para o futuro, vai importar o que somos capazes de criar”, completa.

A evolução tecnológica aplicada aos meios de produção gera demandas de educação e desenvolvimento de habilidades, tais como:

  • Habilidade de aprender fazendo, reconhecidamente como ’mão na massa’’;
  • Mais ênfase nas habilidades digitais e ao empreendedorismo na escola;
  • Saber lidar com pessoas de forma colaborativa;
  • Desenvolvimento de competências sócio emocionais criativas;
  • Participação em projetos interdisciplinares que utilizam conhecimentos de diversas disciplinas para um objetivo comum;
  • Uso da empatia com inteligência.

Para tanto, é necessária a criação de ambientes inovadores propícios para o desenvolvimento de projetos que aproximem os alunos dessa nova realidade. Espaços onde os alunos aprendem fazendo e testando infinitas possibilidades. A escola precisa incentivar uma nova cultura voltada para a inovação, a invenção, a resolução de problemas, a programação, a colaboração e a cultura maker (do it yourself).

Ciranda em Casa

Ciranda de Livro você já conhece, é a ferramenta de metodologia ativa que, por meio de uma plataforma pedagógica digital, transforma as histórias dos alunos em verdadeiras obras-primas.

Empoderamento, protagonismo, criatividade, autonomia, senso crítico e realização pessoal são competências que podem ser adquirida através da plataforma.

Agora, existe também a Ciranda em Casa que traz o diferencial na realização de uma atividade ainda mais interativa e baseada em tecnologias – benefício também previsto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pelos 4 pilares da Unesco, aos quais o programa está aliado.

Seja a partir de um tema já visto em sala de aula ou mesmo optando por um dos temas sugeridos pela Ciranda em Casa, as atividades propostas engajam o aluno no desenvolvimento de histórias e artes únicas, levando ainda a uma assimilação mais profunda do conteúdo exposto.

Sem contar que, caso seja desejo do colégio e da família, a interação e o apoio dos adultos podem permear uma produção ainda mais cheia de significados por parte da criança.

A Ciranda em Casa não só permite atividades prazerosas e facilidade de uso da plataforma, como ainda entrega um livro de alta qualidade gráfica, recompensando todo o esforço do aluno no desenvolvimento do projeto e guardando para sempre sua criatividade.

Saiba mais sobre a Ciranda de Livro através do nosso site: http://www.cirandadelivro.com.br e acompanhe todas as novidades da plataforma pedagógica através das nossas redes sociais: @cirandadelivro (Facebook, Instagram e Twitter).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.