As 5 habilidades mais importantes do professor contemporâneo

Ter talento para a missão é apenas o “start”; conheça as principais competências que formam um educador completo (e feliz!) em tempos atuais

Sabemos que a carreira na educação é uma das mais desafiadoras do mercado de trabalho. Isso porque, além de talento, esta área profissional exige a constante atualização de habilidades.

Mas o que ninguém poderia prever é que estas mudanças pediriam tanta agilidade e novas competências dos professores contemporâneos. Afinal, mais do que uma transformação digital, precisamos nos adaptar a uma realidade que não estava no planejamento, chamada pandemia.

Neste cenário, as salas de aula física se transformaram em digitais e o ensino híbrido ganhou mais força por todo o mundo. Com isso, o domínio de tecnologias, que antes era apenas um suporte, tornou-se uma habilidade necessária, por exemplo.

Para completar, novos dilemas ganham relevância nas discussões sobre o futuro da educação. Para suprir às demandas, o educador segue se reinventando a todo momento.

E, para você não ficar para trás neste cenário repleto de transformações, trouxemos aqui algumas habilidades importantes para professores contemporâneos que desejam continuar evoluindo em suas carreiras e suas missões.

São competências que, além de atenderem às necessidades do momento, vão contribuir com sua satisfação profissional ao ensinar nos novos tempos. Acompanhe!

Dê “start” nestas 5 habilidades do professor contemporâneo

Tudo mudou, não é mesmo? Por isso, a necessidade de atualização de habilidades não é apenas dos professores, mas sim de todos os profissionais do mercado.

Uma pesquisa da plataforma de recrutamento Catho, compartilhada pela revista Exame, por exemplo, listou as sete competências mais desejadas pelas empresas em 2021. São elas:

  • Trabalho em equipe (72%)
  • Proatividade (68%)
  • Flexibilidade (67%)
  • Resolução de problemas (65%)
  • Resiliência (61%)
  • Ética (59%)
  • Relacionamento interpessoal (55%)

Para completar, o portal SBCoaching também trouxe uma série de habilidades valorizadas pelo mundo profissional hoje. E entre elas estão ainda a adaptabilidade, criatividade e autogestão.

A partir de nossa experiência no segmento, trouxemos aqui as 5 principais habilidades que professores contemporâneos precisam desenvolver para atender às exigências da educação, alinhadas às tendências mundiais. Confira:

1.     Inteligência emocional

Esta é uma soft skills, ou seja, competência socioemocional, bastante valorizada atualmente. Conforme definição compartilhada pelo portal Na Prática, a Inteligência Emocional é a habilidade de gerenciar, compreender e perceber as emoções. Para isso, é importante que em sala de aula on-line ou off-line, o professor contemporâneo saiba:

  • Perceber as emoções, tanto as suas quanto as dos outros;
  • Utilizar as informações emocionais ao raciocinar;
  • Compreender a fundo os efeitos de cada uma destas emoções sentidas;
  • Saber gerenciá-las durante as situações.

Portanto, mais que saber como “manter a cabeça no lugar”, ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível entender o porquê de aquele sentimento aparecer durante tal ocasião e como lidar com ele de forma racional.

De acordo com especialistas, profissionais com alto nível de Inteligência Emocional conseguem influenciar positivamente o ambiente de trabalho, reduzindo os níveis de estresse e conflitos. E ainda realizam melhor a função de liderança, uma vez que são mais otimistas e, assim, motivadores, agindo em prol dos resultados.

2.     Criatividade

Criatividade é uma habilidade bastante exigida entre professores contemporâneos. Em conteúdo do Sebrae sobre Educação 4.0, é observado que comandar as aulas com mais criatividade permite despertar a surpresa dos alunos com o aprendizado

E isso reflete em maior engajamento dos estudantes nas aulas. Neste sentido, o professor contemporâneo não é mais um profissional que somente expõe o conteúdo como no passado. Ele precisa ir além e tornar-se mediador do conhecimento.

Logo, com esta competência aprimorada, fica mais fácil cativar a participação dos estudantes, tornando o aluno mais autônomo e ativo. Assim, o profissional contribui com a formação de estudantes com maior capacidade de resolver problemas com agilidade e eficácia.

3.     Flexibilidade

Como você se adapta diante aos novos cenários e transformações? Pois saiba que esta competência é cada vez mais importante nos tempos que vivemos, uma vez que a evolução caminha a todo vapor.

Logo, desenvolver-se como um profissional flexível reflete na forma como serão aproveitadas as oportunidades do momento. Um exemplo disso é a capacidade de se atualizar e adicionar novos recursos digitais às aulas.

Segundo o blog Canal do Ensino, a forma como o professor contemporâneo se adapta às mudanças o coloca à frente do mercado.

Para isso, acompanhe com precisão as novidades da educação, bem como notícias do setor e profissionais influentes do segmento. Aprender com os avanços tecnológicos, adicionando plataformas digitais ao dia a dia de ensino, também é fundamental neste sentido.

Resumindo: esteja aberto às mudanças e seja flexível para o que possa aprimorar suas atividades.

4.     Autogestão

Organização é tudo para o sucesso do planejamento de ensino. Portanto, ter uma boa capacidade de autogestão influencia diretamente na efetividade das aulas. Desta forma, mais que saber se organizar, é importante contar com recursos com planilhas e outras ferramentas que contribuam para isso.

Falar em autogestão inclui também a forma como você, professor contemporâneo, lida com o tempo. Esta habilidade de executar tarefas em um determinado período, bem como a divisão entre o que é urgente e o que não é, contribui diretamente com o planejamento pedagógico.

Portanto, aprender a gerenciar melhor os compromissos profissionais ainda reflete em mais qualidade de vida e bem-estar, e reduz os níveis de estresse. 

5.     Trabalho em equipe

Ainda que você seja o único professor em sala de aula, saiba que você não está sozinho. A começar pelos alunos, cuja participação reflete diretamente no sucesso do aprendizado. Continuando pela instituição, que é composta por inúmeros profissionais disponíveis para lhe prestar suporte quando necessário.

Portanto, desenvolva uma cultura de compartilhamento de experiências em vez de isolamento. Quanto mais feedbacks você recebe e proporciona, mais tem a aprender para atualizar sua própria bagagem.

Além disso, incentive o trabalho em equipe dos estudantes também. Pois isso contribui com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em sala, bem como o gerenciamento de emoções. Tudo isso será bastante importante no futuro do estudante.

As novas competências já têm feito muita diferença no ensino de 2021

Recente pesquisa afirma que 7 em cada 10 secretarias municipais de Educação estão investindo em cursos ou treinamentos para professores no Brasil.

Esta foi uma estratégia para desenvolver novas habilidades entre os profissionais e, assim, prepará-los para lidar melhor com os desafios socioemocionais da pandemia na rede pública.

Então, professores abertos às mudanças, ou seja, mais flexíveis, estão cada vez mais se atualizando sobre como usar nossas ferramentas digitais e aplicarem a tecnologia a favor do ensino. Assim, estão superando o distanciamento físico com acolhimento digital.

Mais que isso, a Inteligência Emocional também ganhou importância na rede pública. Prova disso são algumas escolas que estão oferecendo assistência psicológica para os professores.

Estes são só alguns exemplos do quanto a atualização de competências se faz necessária entre os professores contemporâneos neste momento. Assim, esperamos que nosso conteúdo contribua para o seu futuro profissional na superação dos desafios da educação.

Um comentário em “As 5 habilidades mais importantes do professor contemporâneo

Deixe uma resposta