Especial Férias: atividades para os filhos ainda em tempos de pandemia

Com a chegada de mais uma variante, todo cuidado é pouco! Por isso, aqui vão algumas dicas criativas de atividades para crianças de diferentes idades durante o recesso escolar

Existe uma pergunta comum na cabeça dos pais durante o recesso escolar: quais as melhores atividades para as férias?

Isso porque passar o tempo livre com os pequenos exige muita criatividade e disposição! Além disso, neste momento de pandemia, os responsáveis têm um fator a mais para ser considerado.

O desafio de escolher atividades para as férias hoje exige muita atenção para que seja mantida a proteção de todos, principalmente agora, com a divulgação da variante Ômicron.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas atividades para as férias de quem deseja distrair os filhos com segurança neste cenário de pandemia. São sugestões indicadas para diversas faixas etárias, que podem ser realizadas com as crianças durante o recesso escolar e o ano todo. Confira!

Conheça as atividades para as férias de 2022!

Primeiramente, é importante considerar que cada faixa etária da infância exige um tipo de atividade para férias diferente. Por isso, separamos dicas de especialistas, de acordo com as diversas idades, para que você consiga colocar em prática estas ações de acordo com a sua realidade.

Todas as atividades para as férias listadas aqui são possíveis de acontecer em casa, sem grandes investimentos, e até mesmo sem necessidade de outras crianças – como manda o distanciamento social.

Consultamos, por exemplo, as orientações compartilhadas pelo portal Pediatria Descomplicada, pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pela Abre (Associação Brasileira de Recreadores), e por veículos que são referência no segmento, como a Revista Crescer e Pais & Filhos.

Acompanhe!

Para crianças até 3 anos

Começamos nossas listas de sugestões com atividades para as férias das crianças do início vida, ainda na primeira infância. Nesta fase, o corpo está em constante desenvolvimento e todas as ações realizadas impactam nisso. Você sabia que é neste início que mais ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais?

Pensando nisso, separamos algumas atividades que contribuem com este desenvolvimento. Para começar, sugerimos o circuito com obstáculos. Ele pode ser realizado em qualquer ambiente, basta você criar um caminho com almofadas, cadeiras, pufes, ou até mesmo galões de água vazios – tudo o que encontrar em casa que não coloque a criança em risco ao engatinhar, rastejar, andar, pular, ou seja, se movimentar para concluir o circuito.

Continuando, outra sugestão de atividade para as férias nesta faixa etária é a caça às cores. Esta também é muito simples para ser realizada: escolha uma cor e incentive a criança buscá-la entre os itens que tiver em casa.

Outra solução para distrair estes pequenos é o jogo de encontrar o par. Escolha um item que esteja disponível em par, como um sapato, itens de cozinha – como colher ou tampas, enfim, o que você tiver de objetos iguais. A partir disso, estimule a criança a reuni-los de acordo com o par, parecido como em um jogo da memória.

Para crianças de 3 a 6 anos

Agora, vamos pensar nas necessidades do brincar na segunda infância. Para isso, pensamos em atividades para as férias que atendam ao desenvolvimento desta faixa etária. Nesta etapa, inicia-se o desenvolvimento da noção de responsabilidade e autonomia nas decisões.

Além disso, as crianças entendem sobre relações de afeto e se tornam mais curiosas, com a imaginação à flor da pele. Então, considerando estas características, a atividade para as férias que não pode faltar é a arte!

Sendo assim, incentive pinturas, uso de massa de modelar, brincadeiras de corte e colagem de revistas e jornais e de outros materiais. Vale considerar que estas atividades manuais são ideais para crianças trabalharem individualmente e, ainda, passarem um bom tempo longe das telas usando a própria imaginação.

Agora, se você quer unir um pouco de ciência às atividades para as férias, que tal brincar de pescando gelo? Esta é muito simples: basta encher um pote com água, jogar pedras de gelo, e desafiar as crianças a pescarem as pedras congeladas com uma colher.

Também existem opções de atividades para as férias que envolvem a família – mesmo a distância! Você pode estimular os pequenos a criarem uma árvore genealógica, desenhando e reunindo fotos de todos. Ou, ainda, selecionar uma série de fotos e contar as histórias por trás de cada uma delas. É uma excelente oportunidade para conectar os laços familiares e reviver boas lembranças.

Para crianças de 6 a 12 anos

Para completar, temos aqui atividades para as férias focadas no desenvolvimento cognitivo, na linguagem e nas interações socioemocionais de crianças desta faixa etária. Este é o período intermédio da segunda infância, em que os pequenos então percebendo a si mesmos e suas relações com os outros.

Que tal despertar o chef de cozinha que pode existir em sua criança? Para isso, estimule e acompanhe o preparo de comidas fáceis. Você pode, por exemplo, começar ensinando uma saborosa salada de frutas, ou até mesmo um brigadeiro, um bolo ou salgados como um lanche natural.

As brincadeiras de mímica, teatro e contação de história também são velhas aliadas dos pais ao distrair os filhos nesta pandemia. Para isso, desperte a criatividade na criação do enredo, como também no cenário e nas performances.

Para completar, nada mais apreciado pelos pequenos que a boa e velha cabana para leitura. Nesta atividade para as férias, é possível sugerir que eles criem seu próprio espaço para ler e desfrutem do universo da literatura a sua maneira, colocando a imaginação em ação!

Ainda tem mais atividades para as férias!

Existem 1.001 possibilidades de brincadeiras seguras e “0800” para você realizar entre as atividades para as férias. Então, aqui há mais 5 dicas para você colocar em prática no recesso escolar:

  • Faça o download de desenhos na internet, imprima em preto e branco e incentive as crianças a colorir;
  • Crie uma massa com farinha e água, para que possam brincar de modelar e cozinhar de mentirinha;
  • Separe copos plásticos ou rolos de papel higiênico e uma bola (pode ser papel, de meia, ou plástico) e incentive as crianças a acertarem os copos com a bola;
  • Desenhe uma amarelinha no chão e desafie a criança a concluí-la;
  • Separe sementes de hortaliças ou outros alimentos e ensine as crianças a cultivá-las em um vaso ou jardim.

Gostou das nossas dicas? Então siga acompanhando o blog da Ciranda de Livro porque vem mais por aí!

Deixe uma resposta