Data driven: pedagogia com ajuda de dados

Entenda como a cultura data driven tem auxiliado professores em seus planejamentos e transformado suas ações na sala de aula

Foi-se o tempo dos “achismos”. Hoje, a tomada de decisão na educação é baseada nas certezas, graças à captação e análise de dados na pedagogia e em outros setores. É que quanto mais informação em mãos, mais assertivas tornam-se as atividades dos profissionais.

Por isso, vamos mostrar como a cultura data driven contribui com profissionais que querem planejar e transformar o trabalho em sala de aula.

Afinal, com o suporte de ferramentas para coleta e análise de dados na pedagogia, é possível criar estratégias de ensino mais focadas nas necessidades dos estudantes e até mesmo elevar a qualidade do aprendizado. Quer saber como isso acontece? Então, siga com a leitura!

Entendendo o conceito de pedagogia data driven

Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é o conceito data driven e como são utilizados os dados na pedagogia. Conforme explica o guru da tecnologia e do marketing digital Neil Patel, data driven é o termo que define a tomada de decisão baseada em dados.

Ou seja, são as ações baseadas a partir da análise de informações coletadas durante os processos. E isso pode ser aplicado em todas os setores e mercados, incluindo o dia a dia da pedagogia.

Logo, o conceito data driven na educação baseia-se em três pilares: coletar, analisar e agir. Para contribuir e facilitar esses processos, os profissionais contam com ferramentas que permitem colocar o data driven em prática nas salas de aula.

São recursos usados para registrar e analisar currículos, contribuições dos colaboradores, as performances dos estudantes, orçamentos, entre outras atividades escolares.

Como aplicar o data driven na pedagogia?

O consultor e cientista de dados Arthur Silva listou em artigo algumas formas de tornar a pedagogia data driven uma realidade nas escolas. Confira alguns insights:

  • Existem mecanismos simples para a coleta de dados como, por exemplo, uma planilha de Excel. Logo, é possível iniciar a cultura data driven por meio dessa ferramenta na qual muitos já estão habituados, criando arquivos para registros de dados que sejam interessantes para o dia a dia de aula.
  • Mais do que registrar dados, defina indicadores e objetivos para que essas informações sejam usadas de forma assertiva. Ou seja, o propósito da análise deve estar bem definido antes da coleta de dados na pedagogia.
  • Criar uma rotina de registros, escolhendo um dia e horário específicos para isso, também contribui com a gestão de dados na pedagogia. Além disso, defina um período para executar essa análise. Assim, terá informações para comparar com dados obtidos anteriormente.
  • Completando, para facilitar a apresentação dos resultados obtidos, pense em recursos visuais como gráficos e tabelas, que simplificam a interpretação das informações.

3 ferramentas data driven para a pedagogia

Listamos três ferramentas baseadas no conceito data driven que vão te ajudar a aplicar essa cultura na pedagogia. Confira!

1. Popplet

Essa ferramenta para mapeamento de ideias e dados na pedagogia contribui com estudantes e professores que querem colocar o data driven em prática de forma bastante visual e criativa. O Popplet ainda permite a realização de brainstorms remotos com outros profissionais da educação, facilitando o compartilhamento de dados obtidos em sala de aula. Saiba mais no site.

2. Google Analytics

Você sabia que o Google Analylits também é uma ferramenta de data driven para pedagogia? Isso porque ele permite que profissionais analisem muitos dados que influenciam diretamente na qualidade do ensino. Mais do que mostrar comportamentos de clientes das empresas, o Google Analytics fornece dados sobre comportamentos e tendências da educação. Além disso, ainda conta com recursos visuais para melhor interpretação dos dados e geração de relatórios. Saiba mais aqui.

3. Venngage

Com todas as informações sobre suas atividades pedagógicas em mãos, como transformá-las em ação? A partir do levantamento realizado, deve-se organizar todos os dados para tornar o data driven uma realidade. Para isso, você pode contar com o site para gerar relatórios Venngage, que apresenta diversos recursos gratuitos que simplificam essa organização. Confira aqui.

Data driven na pedagogia: uma leitura mais real do nível de aprendizado

A aplicação do data driven na pedagogia permite hoje que muitos profissionais tenham uma leitura mais real dos níveis de aprendizados dos alunos.

O uso de dados na educação foi, inclusive, discutido em painel da Bett Brasil 2022. No evento, conforme noticiado pelo portal Escolas Exponenciais, especialistas observaram que coletar informações da área permite impulsionar a educação a partir da identificação das necessidades dos estudantes e da criação de soluções personalizadas para o ensino.

Isso porque o acompanhamento manual dos dados sobre o aprendizado dos estudantes exige mais tempo e tem muitas limitações. Logo, ao aderir ao uso de ferramentas digitais, os professores conseguem entender mais rápido e com mais precisão os pontos de melhoria que precisam trabalhar em sala de aula, pois terão em mãos análises mais completas.

Saiba mais sobre educação personalizada

Falando nisso, recentemente trouxemos aqui no Blog da Ciranda de Livro 5 passos para tornar a educação personalizada realidade no dia a dia escolar. Vamos recordar?

  • Para começar, descubra quem são os estudantes.
  • Em seguida, atualize o ambiente escolar.
  • Continuando, ofereça mentorias.
  • Proporcione novas experiências.
  • Para concluir, pense a jornada completa de ensino.

Como se vê, a adoção da cultura data driven nas escolas possibilita obter o máximo de rendimento de cada estudante. Ainda auxilia profissionais a trabalharem com a certeza de que alcançarão muitos resultados.

Vale reforçar ainda que aplicar esse conceito em sala de aula pode ser um grande diferencial do profissional de ensino nos dias atuais. Afinal, a carreira data driven está em alta, conforme divulgado pela revista Forbes Brasil. Portanto, trabalhar com dados na pedagogia e criar atividades baseadas em informações precisas é um grande destaque no ensino e em todo o mercado de trabalho.

Para encerrar, esperamos que este conteúdo contribua com a forma como você coloca em prática a pedagogia e inovação. Siga acompanhando os conteúdos do Blog da Ciranda de Livro para aprimorar suas atividades e, dessa forma, também desenvolver seus estudantes a partir das tendências da educação.

Deixe uma resposta