5 ferramentas essenciais de organização para o professor em 2022

Que tal lançar mão da tecnologia para ter mais sucesso com seus planos de aula e pessoais? Confira as ferramentas de organização mais indicadas para o professor neste ano letivo

A tecnologia segue cada vez mais presente em nossa rotina, e ser digital já não é mais novidade neste universo conectado. Entretanto, você sabe como as ferramentas digitais de organização para o professor também contribuem com a produtividade no setor de Educação?

Existem diversas opções de plataformas, sites e aplicativos para quem quer usar a tecnologia para realizar as tarefas diárias. E nós trouxemos algumas destas ferramentas digitais de organização para o professor neste conteúdo!

As indicações são baseadas em dicas de especialistas do mercado de tecnologia, e podem ajudar a otimizar a rotina, tanto pessoal, quanto profissional.

Então, vamos às sugestões para trabalhar em 2022 com muita organização, ganhando tempo e eficiência no dia a dia?

Aqui estão as 5 ferramentas para você se organizar

Planejamento é tudo, independentemente da sua área de atuação na Educação. Para os professores, este conceito é ainda mais importante. Logo, ter em mãos ferramentas de organização eficientes e modernas podem fazer muita diferença no dia a dia.

Isso porque muitos profissionais atuam em diversas instituições, lidam com alunos de várias idades e contextos sociais, e por isso precisam organizar diversas demandas de aprendizagem no decorrer do ano.

E, em meio a esta rotina atarefada e veloz, tentar lembrar e registrar tudo “de cabeça” é um erro que pode acometer não só em sobrecarga mental, como também na produtividade em sala de aula.

Então, aproveite a transformação digital e use isso a seu favor: confira as ferramentas de organização para o professor que listamos aqui!

1. Microsoft To Do

O aplicativo Microsoft To Do surgiu a partir da aquisição do antigo aplicativo Wunderlist pela gigante americana. Este planejador inteligente é uma ferramenta de organização para o professor que permite criar listas de tarefas diárias ou semanais, de acordo com suas preferências.

E pode ser acessado tanto do computador, quanto dos smartphones. Além disso, ele possui recursos que permitem a você compartilhar sua lista de tarefas com outros colegas, logo, pode ser uma opção para coordenadores aplicarem junto a equipe docente.

2. Google Agenda

O Google Agenda é hoje um dos serviços de agenda on-line mais famosos da era digital, mas nem todos têm conhecimento sobre suas funcionalidades. Para utilizá-lo, basta ter uma conta gratuita no Gmail e acessar a funcionalidade pelo computador ou smartphone.

Além de exibir o calendário, onde é possível atualizar as tarefas, esta ferramenta de organização também permite sincronizar agendas de outras pessoas para visualização ao mesmo tempo.

Ainda possibilita a criação de eventos on-line com mais agilidade e envia notificações para lembrar os usuários de seus compromissos quando estão próximos.

O principal objetivo desta tecnologia é contribuir com o dia a dia de quem quer otimizar o tempo e se manter conectado com os compromissos.

3. Escola Digital

Que tal uma plataforma com diversas opções de conteúdo para você consultar enquanto organiza o plano de aula? A Escola Digital é um portal gratuito de busca, disponível para professores e coordenadores que estão em busca de mais interatividade e dinamismo.

Esta inovação traz mais de 38 mil recursos digitais de aprendizagem para acesso dos profissionais. O acervo ainda tem conteúdos em diversos formatos e planos de aula alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Por isso, é uma excelente dica de ferramenta para otimizar a rotina, pois já reúne várias atividades que podem ser encontradas de acordo com seus interesses.

4. Pocket

Enquanto você está se locomovendo entre uma sala e outra, o mundo está acontecendo. As notícias não param, e conteúdos novos sobre todos os assuntos são lançados a todo momento.

Para se manter atualizado, você pode utilizar o Pocket, aplicativo que permite reunir publicações para realizar a leitura off-line quando você tiver disponibilidade.

Assim, esta ferramenta contribui com a sua capacitação, porque permite acessar matérias, artigos e outros conteúdos quando você estiver com tempo para isso.

Vale lembrar que já falamos aqui no blog sobre a importância de o professor se manter atualizado com conteúdos de qualidade diante da evolução em que vivemos. Portanto, este recurso pode contribuir não só com sua organização, como também com a sua formação.

5. My Homework

Lição de casa: três palavras que parecem ser o “terror” de muitos estudantes, não é mesmo? Ainda mais em atividades do ensino remoto, em que o aluno precisa ter mais autonomia para realizar suas responsabilidades, porém muitas vezes deixa a desejar.

Então, para incentivar e acompanhar as atividades dos alunos, sugerimos o My Homework, uma ferramenta em que professores conseguem verificar e contribuir com a organização das lições de casa. Este recurso é ideal para manter um alinhamento com os estudantes de forma remota e melhorar o andamento dos planejamentos de 2022.

Mais dicas para organizar o tempo!

De nada adianta ter em mãos as principais ferramentas de organização para o professor se o planejamento continua em atraso. Afinal, é o tempo quem dita boa parte da produtividade.

Por isso, manter prazos em dia e saber o tempo que você precisa para realizar as tarefas é fundamental para a organização em 2022 e em todos os anos que estão por vir.

Então, vamos relembrar algumas dicas que já compartilhamos sobre otimizar o tempo aqui no blog da Ciranda de Livro?

Reserve alguns minutinhos da rotina para recordar este conteúdo:

  • Tenha clareza sobre todas as atividades da sua agenda. Para isso, reserve algum tempinho no início da semana para ver tudo o que você precisa fazer, o tempo que você vai levar para realizar as atividades e quais são os prazos.
  • Em seguida, reserve mais um tempo para planejar a rotina e todo o conteúdo que será necessário para colocar as atividades em prática nas salas de aula.
  • Você não tem tempo a perder com problemas de internet e em seus dispositivos usados como suporte nas aulas. Então, tenha um tempo para fazer a manutenção e verificar as conectividades que serão usadas no dia a dia, para não se surpreender com paradas imprevistas.
  • A organização do seu espaço de aula e dos arquivos nos dispositivos eletrônicos também reflete no tempo que você perde para encontrar o material necessário. Portanto, não se esqueça de tirar alguns minutos para organizar arquivos em pastas e por nome, e descartar o que não tem mais utilidade, para não ficar ocupando espaço sem necessidade.
  • Respeite o seu tempo: saiba equilibrar o horário de trabalho com os compromissos da rotina pessoal. Estabeleça limites de horários para esclarecer dúvidas ou atendimentos, por exemplo.

Com todas as ferramentas e dicas essenciais que listamos aqui para você se organizar, 2022 será um ano incrível – dentro e fora das salas de aula! Continue acompanhando o blog da Ciranda de Livro para não perder os novos conteúdos!

Deixe uma resposta