dicas de livros infantis

Especial férias: 5 livros infantis para ler com os filhos

Que tal rechear a biblioteca com alguns dos livros recém-lançados ou mais lidos em 2021? Confira a lista!

O especial de férias da Ciranda de Livro continua! Já trouxemos dicas de séries para maratonas, de atividades para realizar com as crianças, e agora continuamos com indicações de livros infantis para as férias!

Afinal, apesar de o recesso escolar ser um período de descanso, é importante manter a leitura presente na rotina das crianças.

E os livros infantis que listamos para as férias são excelentes para isso, pois contribuem com o desenvolvimento de habilidades como linguagem, criatividade e a imaginação dos pequenos de forma lúdica e prazerosa.

Então, vamos às sugestões de livros infantis para as férias? Elas são baseadas em obras recém-lançadas e que têm feito muito sucesso entre o público. Confira!

5 livros infantis para as férias que você precisa conhecer!

Aqui no blog da Ciranda de Livro, sempre trazemos dicas de leitura que enriquecem o desenvolvimento de nossas crianças. Você se lembra da nossa publicação sobre os melhores livros infantis de 2020?

Agora, apresentamos livros infantis para as férias, recém-lançados e muito bem avaliados pela crítica nacional.

Vale reforçar que a leitura na infância é essencial para desenvolver as competências socioemocionais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Assim, ao introduzir livros infantis nas férias dos pequenos leitores, você está contribuindo com grandes avanços no aprendizado. Acompanhe!

1. Amoras, de Emicida – Companhia das Letrinhas

Apesar de ter sido publicado em 2018, este é um livro que tem feito muito sucesso nas atuais bibliotecas infantis e por isso não pode ficar de fora da lista de livros infantis para as férias.

“Amoras”, publicado pela editora Companhia das Letrinhas, conta a história de uma personagem criança que reconhece detalhes repletos de simplicidade e poesia ao explorar um pé de amora. E a experiência de leitura fica ainda mais enriquecida graças às ilustrações de Aldo Fabrini. Conheça o livro aqui!

2. Um Belo Lugar, de Alexandre Rampazo – Editora Vergara & Riba

Alexandre Rampazo, renomado autor da literatura infantil, se congraça mais uma vez com a recém-lançada obra “Um Belo Lugar”.

Esta bela indicação entre os livros infantis para as férias é baseada em na lenda do pássaro grou. Ele é responsável por levar almas de pessoas que partem para belos lugares.

Então, no livro, as crianças descobrem mais sobre acolhimento e passagens, mas de forma lúdica e repleta de emoção. Além disso, descobrem sobre a importância de valorizar a vida a partir de uma visão bastante diferenciada e lúdica. Saiba mais aqui!

3. Céumar Marcéu, de Renato Moriconi – Jujuba Editora

Um convite para uma grande viagem: assim é apresentada a obra “Céumar Marcéu”, publicado pela Jujuba Editora, com texto e ilustrações bastante ricas de Renato Moriconi. A leitura é indicada para todas as idades e deve ser compartilhada com os pais – inclusive para introduzir o hábito junto aos bebês, por exemplo.

Na obra, um astronauta e um escafandrista realizam uma expedição por céu e pelas águas. Assim, estes dois universos são apresentados às crianças como um espelho. Logo, os contrapontos estimulam muito a criatividade durante a leitura. Conheça o livro aqui!

4. Carona, Gustavo Karsten – Companhia das Letrinhas

O premiado ilustrador e autor Gustavo Karsten conquistou muito prestígio com sua recém-lançada obra “Carona”. A publicação, indicada para leitores a partir de 3 anos, conta a aventura de um surfista que quer ir à praia.

Porém, até que este surfista chegue ao seu destino, muitas aventuras acontecem pelo caminho. Então, é por isso que esta narrativa, além de estimular a imaginação, é ideal para as férias. E traz ilustrações belíssimas que casam com o verão. Clique e descubra mais sobre o livro!

5. É hoje, de Liliana Pardini – Edições Barbatana

Na Ciranda de Livro, nós adoramos transformar as crianças em autores de suas próprias obras! E foi pensando nesta experiência que trouxemos esta dica bastante divertida entre nossos livros infantis para as férias.

A obra “É Hoje”, da escritora e ilustradora Liliana Pardini, é um livro sanfona que estimula a autonomia durante a leitura. A história narra um dia vivenciado por dois personagens, de forma que a criança consegue participar da experiência como em uma brincadeira. Conheça mais aqui!

E não se esqueça dos clássicos!

Continuando, falamos aqui de obras recentes, que têm feito sucesso nas prateleiras das crianças. Mas, entre os livros infantis para as férias, não podem faltar os clássicos!

Sendo assim, vamos relembrar grandes clássicos da literatura que nós já apresentamos aqui em nosso blog, e que merecem ser resgatados durante as férias. Afinal, são histórias que nunca saem de moda. Confira:

  • Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
  • O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
  • Peter Pan – James Barrie
  • Os Contos de Grimm – Wilhelm e Jacob Grimm
  • E os Contos de Perrault – Charles Perrault

Vale lembrar que estes livros são publicados há muitos anos, por isso, são fáceis de serem encontrados em bibliotecas públicas e entre os títulos de sebos, sendo comercializados por baixo custo.

Por que ler com as crianças?

Muito se fala sobre a importância de inserir a leitura entre os hábitos das crianças, seja no período escolar, ou no recesso. Logo, foi pensando nisso que listamos estes livros infantis para as férias.

Entretanto, quais são estes benefícios que a leitura agrega ao desenvolvimento infantil? De acordo com o projeto “Leia Para Uma Criança”, do Itaú Social, o ato de ler histórias para os pequenos pode fortalecer vínculos, indo muito além da diversão. E ainda pode contribuir com o desenvolvimento, principalmente até os seis anos.

Para começar, ler para as crianças desperta a imaginação e criatividade. Também amplia a confiança e capacidade de expressão dos pequenos leitores. Para completar, estes livros infantis para as férias podem ajudar na compreensão das crianças sobre o universo em que estão inseridas e a sociedade.

Isso porque os títulos infantis trazem importantes mensagens, porém, mais que isso, servem para aprimorar o senso de responsabilidade e respeito, como também discurtir valores importantes, desde a generosidade à solidariedade, por exemplo.

Nós, da Ciranda de Livro, acreditamos que as crianças podem ir além e se tornarem não só grandes leitores, como também autores!

Isso porque nossa plataforma pedagógica estimula as crianças a criarem seus próprios livros. Desta forma, incentiva assim o hábito da escrita e da leitura, de acordo com a temática escolhida para ser trabalhada em sala de aula. Então, acesse nosso site e saiba mais sobre esta atividade! Pois ela pode fazer a diferença no plano pedagógico de 2022: www.cirandadelivro.com.br.

Deixe uma resposta